Coronavírus: Notícia sobre caso confirmado em Ituiutaba é falsa

Um site de notícias de Ituiutaba noticiou na noite de quinta-feira (26) que havia sido confirmado no município o primeiro caso do novo coronavírus. Tal informação é inverídica. Com base no ‘Boletim Epidemiológico 26 de março de 2020’, Ituiutaba tem hoje 55 casos suspeitos e nenhum confirmado. Veja abaixo o boletim na íntegra.

Conforme o boletim diário divulgado nesta quinta-feira, 26 de março, às 17h55, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, nas últimas 24 horas subiu, de 43 para 55, o número de pessoas suspeitas de infecção por Covid-19 em Ituiutaba. Sendo que um destes suspeitos apresentou resultado sugestivo para Covid-19, com base em uma tomografia de pulmão realizada após consulta com médico particular e realizada também em clínica particular.

Trata-se de um homem de 23 anos que relatou que teve contato com uma pessoa diagnosticada positivamente em Itumbiara (GO). Além da tomografia, foi solicitado também o teste Swap, de competência do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente está em isolamento domiciliar, se apresenta clinicamente bem e está sendo acompanhado pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Com relação ao total de suspeitos em Ituiutaba, três estão internados em isolamento no Hospital São José. São eles, dois homens com idades de 64 e 85 anos e uma mulher com idade de 56 anos. Os outros 52 casos suspeitos, seguem em isolamento domiciliar. Do total de 55 pessoas acompanhadas pelo serviço de saúde, 10 foram submetidos à coleta de material para a realização de exames na Fundação Ezequel Dias.

Até a divulgação deste último boletim, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia recebido resultado de nenhum dos nove testes encaminhados à Fundação Ezequiel Dias. Tanto a Secretaria Municipal de Saúde, quanto o Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus seguem com o firme compromisso com a transparência e divulgação da real situação à população de Ituiutaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *