Esclarecimento da ACII e SINDICOMÉRCIO sobre a participação no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19

Na última quinta-feira (26/03/2020), encaminhamos à Prefeitura Municipal uma solicitação de reabertura, gradativa e seletiva, do comércio de Ituiutaba (mantendo ainda fechadas várias atividades que causam aglomeração e contato físico entre as pessoas) a partir do dia 30/03/2020 (segunda-feira). Assinaram conjuntamente a ACII, Sindicomércio, CDL, Fiemg e Sindcont.

Na sexta-feira (27/03/2020), o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid 19, composto na sua grande maioria por servidores públicos municipais e estaduais, e que conta ainda com a participação de representantes das 4 instituições de ensino superior da cidade e de apenas 2 entidades representativas do setor produtivo (ACII e Sindicomércio), decidiu, mesmo com toda a argumentação por nós apresentada, e ainda sem nenhum caso confirmado de contaminação em Ituiutaba, pela manutenção do fechamento do comércio. Votaram a favor da reabertura apenas a ACII e o Sindicomércio.

Na última reunião do Comitê, ocorrida em 31/03/2020 (terça-feira), a ACII não compareceu em protesto à falta de sensibilidade do Comitê em relação ao pleito do setor produtivo, e também à acusação de interesse político por parte das entidades. O Sindicomércio compareceu, através do seu diretor, Sr. José Antônio Lima, porém novamente o Comitê, decidiu prorrogar o fechamento até o dia 17/04/2020. O setor produtivo presente (no caso o Sindicomércio) votou contra, não existindo, portanto, unanimidade, como foi divulgado na imprensa.

Fruto desta reunião do Comitê, a Prefeitura Municipal editou um novo decreto, n° 9.378, o qual condensamos abaixo, para que a informação seja rápida e facilmente utilizada pelas empresas e pela população em geral, em duas partes: o que está fechado (e suas exceções) e o que não pode ser fechado (e suas condicionantes). Segue também a íntegra do decreto mun. n° 9.378.

Certos de trabalhar pelo equilíbrio entre a saúde e a economia, sabedores de que uma não vive sem a outra, neste difícil momento da vida das pessoas e das empresas, reafirmamos nosso compromisso em defesa das pessoas e do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *