FRIG WEST encerra suas atividades em Ituiutaba

O fechamento de uma empresa seja ela qual for traz prejuízos para a localidade, no caso do fechamento do FRIGWEST de Ituiutaba é ainda mais grave pois além dos mais de 250 empregos diretos que a empresa gerava outros agravantes somam a importância dessa planta frigorífica estar em atuação em nossa região.

É importante deixar claro que a Prefeitura de Ituiutaba, em 2011 iniciou os trabalhos para a reativação do empreendimento que fechado gerava custos altos para o poder público manter a estrutura fechada, na época.

Além do prejuízo financeiro para a arrecadação municipal e também de quantos empregos diretos e indiretos que a região vai perder outros prejuízos serão contabilizados também, afinal os pequenos produtores rurais, que podiam vender seus animais diretamente para o frigorífico agora voltam a ser reféns de intermediários, com isso perdem no valor de suas mercadorias, outro problema sanitário e de saúde pública, afinal a carne que consumimos em Ituiutaba e na região era fornecida, em sua maioria, pelo FRIGWEST, e agora ficará submetido a receber essa mercadoria de fora, ou de forma clandestina sem qualidade e oferecendo riscos à saúde, já que a outra planta frigorífica que temos na região o foco é a exportação.

A Ação do Ministério Público do Estado de Minas que anulou os efeitos da Lei Municipal nº 4.177 de 2012, que resultou na doação gratuita de patrimônio municipal, por gestão anterior, a terceiros para a reabertura do frigorífico, que foi entendido pelo MP, entre outras razões, que não foi dada oportunidade a outros interessados de participarem da licitação em 2012, no que arguiu a anulação do ato de doação do patrimônio municipal à empresa em questão.

Tudo começou com o fato de um vereador, tratado como oposição a atual gestão, Juninho da Jr, que gravou um vídeo no local e ressaltou o quanto seria importante a manutenção da empresa aberta.

Notas de esclarecimentos tanto por parte da Prefeitura de Ituiutaba, bem como da própria direção do Frigorifico Frigwest, e nota de repúdio do vereador Juninho da Jr, podem ser vistos a seguir.

Nota de esclarecimento da Prefeitura de Ituiutaba
A Prefeitura de Ituiutaba informa, que não foi notificada acerca do suposto encerramento das atividades do frigorífico Frigwest em nossa cidade.
No entanto, o Executivo repudia informações veiculadas por rede social, que dão conta de que o suposto ocorrido se deu por “falta de bom senso entre o Ministério Público e nosso Poder Municipal…” (sic), referindo-se à atual administração como corresponsável pelo fechamento da referida empresa.
De forma respeitosa, em nome da harmonia entre os Poderes, a Prefeitura de Ituiutaba reconhece a atuação do Ministério Público, que anulou os efeitos da Lei Municipal nº 4.177 de 2012, que resultou na doação gratuita de patrimônio municipal, por gestão anterior, a terceiros para a reabertura do frigorífico. Entendeu o MP, entre outras razões, que não foi dada oportunidade a outros interessados de participarem da licitação em 2012, no que arguiu a anulação do ato de doação do patrimônio municipal à empresa em questão.
Entendeu também o MP, tese confirmada pela Justiça em primeira instância, que tal doação caracterizou ato de Improbidade Administrativa por parte de administrações anteriores.
Esta ação se encontra ainda hoje sob judicie, em fase recursal no Tribunal de Justiça em Belo Horizonte.
A atual administração municipal lamenta que políticos oportunistas, de má-fé, praticantes da velha e má política, queiram tirar irresponsavelmente vantagem eleitoreira deste fato.
Decisão judicial se cumpre. É preocupante que políticos que se dizem candidatos preguem desrespeito ao MP e ao Judiciário, em nome de um populismo barato e rasteiro. O povo de Ituiutaba merece representantes mais preparados e honestos.
Prefeitura de Ituiutaba.

O vereador Juninho da Jr também emitiu uma nota em resposta a Prefeitura de Ituiutaba como você pode ler na integra
Nota de esclarecimento e repúdio ao fechamento de empresa em Ituiutaba
Fui injustamente acusado pela atual administração do município de Ituiutaba, através de nota oficial, de oportunismo, porém, ressalto que não é oportunismo, e sim, preocupação com nossa gente, que além do momento de crise mundial, onde já fica difícil manter a economia em dia, agora sofrem com o desemprego que assola as centenas de famílias que dependiam do trabalho do Frigorifico Frigwest.
A insensibilidade de alguns me deixa impressionado, onde mesmo em tempos difíceis, não se preocupam com o trabalho, ou melhor, com o sustendo de centenas de pessoas que ficam desempregados em um momento sensível na vida de todos.
Hoje vejo com perplexidade o descaso com os trabalhadores da empresa que fecha as portas, tentando através de uma nota oficial, tirar o foco do motivo real de nossa indignação, onde alternativas poderiam ser inseridas pela administração municipal para evitar o fechamento de uma empresa que é o meio de sustento de famílias de nossa cidade, sem falar no trabalho de terceiros como prestadores de serviços, ou na geração de renda para o município.
Podem até me recriminar, mas não é eleitoreiro meu desabafo, é preocupação com o próximo! É indignação devido a inercia da atual administração com famílias que têm sua dignidade mantida através do trabalho honesto. Que joguem as pedras, mas não abaixo minha cabeça quando existe pessoas que podem passar falta de algum artigo de necessidade básica.
Não me rendo ao ver que empregos são perdidos por falta de um governo que não ofereça alternativa que possa evitar pelos menos temporariamente, ou paliativamente, um momento de alento aos empregados da empresa que hoje fecha as portas, e deixa de ser uma fonte de renda em impostos, os quais podem ser utilizados prioritariamente para resolver, por exemplo, problemas no setor de saúde do município.
Podem até me criticar, mas não vejo neste momento ninguém a lutar para manter os empregos de centenas de famílias, e por isso, como vereador eleito para defender nossa gente, é que venho repudiar a nota da atual administração, a qual ao invés de procurar uma alternativa para evitar o pior, prefere atacar a minha pessoa ao contrário de unirmos forças para manter o emprego de nossa gente.
Enquanto houver injustiça, e força de vontade de trabalhar por minha gente, não me calo! Enfrento de cabeça erguida todos os desafios propostos. Vereador Juninho da JR

Nota de esclarecimentos da diretoria do Frigorifico Frigwest

Por fim, depois de ter sido mencionado constantemente, principalmente nas deres sociais, a diretoria da empresa emitiu uma nota falando sobre o caso: O FRIGWEST FRIGORÍFICO EIRELI, vem comunicar que a partir da data do dia 06/04/2020 se viu obrigado a paralisar suas operações nesta cidade de Ituiutaba.

Essa empresa como todos sabem tem matriz na cidade de São José do Rio Preto – SP, e se viu obrigada a encerrar suas atividades da filial de Ituiutaba, esta difícil decisão se deve a vários fatores externos que impactaram negativamente em sua normalidade operacional, os quais podemos elencar:

O processo do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG contra a empresa e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, o que resultou na anulação da doação do imóvel de sua planta industrial, inviabilizando seu lastro patrimonial, objeto de garantia em empréstimos contratados;

Ante a anulação da doação do imóvel, a empresa ficou impossibilitada de fazer investimentos com o fito de atender as determinações dos órgãos públicos, dentre eles o SIF o que acarretará em paralisação das atividades;

A explosão do Coronavírus no Brasil, que em face da quarentena obrigatória imposta pelas autoridades sanitárias, reduziu drasticamente o consumo de carne;

A inação da Prefeitura Municipal de Ituiutaba em não contestar os termos propostos pelo MPMG na ação de reversão da doação;

O agravamento da situação econômica da Matriz da empresa em São José do Rio Preto (SP), também em função da economia ante as restrições consequentes do coronavírus no Brasil;

Não obstante esses fatores, a diretoria do FRIGWEST FRIGORIFICO EIRELI, está envidando todos os esforços para honrar seus compromissos assumidos com seus parceiros fornecedores, bem como com seu quadro de funcionários.

Dessa forma, esperamos mais uma vez contar com a compreensão de cada um de nossos parceiros fornecedores, lamentando profundamente encerrar as atividades nesta cidade, cujos cidadãos, comércio, pecuaristas e funcionários, nos recebeu de forma tão brilhante e acolhedora. Atenciosamente, FRIGWEST FRIGORIFICO EIRELI”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *