Prefeitura retoma combate ao Aedes com novo inseticida

Os agentes de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, iniciaram na última na segunda-feira (18) a aplicação de novas marcas de inseticidas, consideradas mais eficientes para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Anteriormente, a substância usada era o malation. Agora, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, passaram ser aplicados o Cielo e Icon.
A aplicação dos novos produtos está ocorrendo essa semana com a utilização do veículo fumacê e de bombas costais, nos bairros Jerônimo Mendonça, Nova Ituiutaba, Brasil, Eldorado, Buritis, Gilca Vilela, Pirapitinga, Guimarães e Jardim Jamila. “Lembrando que são necessárias mais de uma aplicação do produto no mesmo endereço para se obter o resultado desejado”, explica o coordenador da Zoonoses, Paulo Sérgio Oliveira.
No caso das aplicações feitas com a utilização da bomba costal, o agente de endemia, devidamente identificado e usando equipamento de proteção individual, precisa ter acesso ao interior do imóvel. No último levantamento rápido (Lira) realizado em janeiro, o índice apontou 9,1% de infestação predial. Somente neste ano, foram registradas 1.436 notificações suspeitas de dengue, sendo 937 casos confirmados. De chikungunya foram duas e de zika 57.
A recomendação do CCZ é para que os moradores evitem ficar próximos ao veículo do fumacê e deixem portas e janelas abertas para que o produto possa atingir maior alcance. Se a população precisar de informações sobre o trabalho dos agentes, pode ligar nos telefones (34) 3268 2398 ou 3268 7255.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *