SES confirma óbito em Ituiutaba através de teste rápido

A Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Epidemiologia, passarão a incluir no Boletim Epidemiológico Diário de Ituiutaba, que será divulgado nesta quarta-feira (27), o óbito de uma pessoa de 92 anos, do sexo feminino, ocorrido em 10 de maio, como óbito confirmado por Covid-19, a exemplo do que já vinha constando na planilha da Secretaria de Estado da Saúde. Desta forma, a partir desta data Ituiutaba passa a figurar com dois óbitos confirmados por coronavírus. O segundo foi de uma pessoa do sexo masculino, ocorrido em 17 de maio.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Isaias Tadeu, a Gerência Regional de Saúde respondeu um questionamento na manhã desta quarta-feira, confirmando o óbito desta senhora de 92 anos, por Covid-19, com base no resultado do teste rápido solicitado pelo hospital particular onde a paciente foi internada. O teste rápido prevaleceu, mesmo diante do resultado negativo obtido pelo Swab, que foi encaminhado posteriormente pela Fundação Ezequiel Dias.

A aceitação do resultado positivo obtido através do teste rápido, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, está ancorada na Atualização Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 Nº 05/2020, de 19 de maio de 2020. O documento estabelece o seguinte:

“Serão aceitos resultados de testes que possuam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os resultados positivos serão aceitos para fins epidemiológicos. Entretanto, os resultados negativos, não deverão ser utilizados para descartar os casos suspeitos”.

Conforme entendimento que vinha sendo seguido até então, pela Secretaria Municipal de Saúde, como o óbito desta senhora em questão, aconteceu (dia 10 de maio) antes da divulgação desta Nota Técnica de 19 de maio de 2020, o resultado positivo obtido por teste rápido não tinha chancela para figurar como caso positivo. Por isso, foi creditado o resultado negativo testado pela Funed, através do exame laboratorial de material coletado por Swab.

“Para evitar qualquer tipo de divergência entre o número de óbitos divulgado pelos boletins da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, a partir de agora só faremos a divulgação, após sua inserção no boletim estadual”, disse o secretário Isaias Tadeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *