Secretaria de Saúde recebe residentes para atendimento a pacientes com Covid-19

Na tarde desta sexta-feira (19) a equipe do Folha da Região foi recebida pelo diretor clínico do Pronto Socorro Municipal de Ituiutaba, o médico Otorrino, Willian Palis, oportunidade em que ele deu uma boa notícia quanto ao serviço de saúde na cidade. E a novidade é que acabam de serem designados para o município, três novos médicos residentes de medicina, já praticamente formados, e com uma grata satisfação de que todos os novos médicos são filhos de Ituiutaba. Sendo eles: Tharcis William Assis Buenos, Maria Alice Rizzi Guimarães e Bruno Santana Junqueira. 

Segundo Willian Palis, este feito só foi possível, graças a um efetivo trabalho realizado no último semestre pela Secretaria de Saúde Municipal, que solicitou junto ao Ministério da Saúde, a integração no Programa Brasil Conta Comigo, implementado em março de 2020, com vistas a liberação de médicos em períodos finais de formação acadêmica, para atender durante o período da pandemia.

Willian Palis destacou ainda que diante da oportunidade, a Secretaria de Saúde entrou no programa junto às faculdades credenciadas, e estes três estudantes aceitaram vir para Ituiutaba, sendo que receberam recentemente a liberação por parte do Ministério da Saúde. “Por vontade própria resolveram encerrar suas graduações aqui em Ituiutaba, comigo, o que muito me envaidece, devido ao fato de que já tive outros estudantes de medicina terminando os seus cursos aqui em Ituiutaba, e que hoje são médicos atuantes aqui na cidade”, disse. 

O Programa Brasil Conta Comigo é um programa patrocinado pelo Ministério da Saúde, e os residentes terão uma bolsa com valores estipulados pelo MS. “Eles terão a minha supervisão, e serão de minha responsabilidade nestes últimos meses de academia, quando também vão ser analisados por mim. Com certeza estamos abrindo mais uma porta de entrada para estes novos profissionais da saúde, e a partir do ano que vem já podem galgar uma especialização na residência, e se possível que voltem a trabalhar efetivamente no serviço de saúde local”, destacou Willian. 

Quanto a situação da Covid-19 em Ituiutaba, o médico Willian Palis que é membro do Comitê de Enfrentamento, disse que estes novos médicos estão vindo para ajudar nesta questão. “Com certeza eles irão fazer estágios também no pronto socorro, mesmo que seja internamente. E um fato é destacável quanto a Covid, logicamente nós estamos atrasados entre aspas com relação a Uberlândia. Por exemplo, se a gente liberar tudo como Uberlândia, e se não houver uma conscientização, daqui há 34 semanas nós estaremos como lá, e isto é uma certeza, porque o estado todo abriu, e segundo a Secretaria de Estado de Saúde, podemos aumentar e muito o número de casos em Ituiutaba”, explicou Willian Palis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *