Incêndios consomem vegetação em Ituiutaba e Bombeiros Militares são acionados

Na quarta-feira (15) por volta de 12h55, ocorreu um incêndio na Rua 34 com Avenida 7, no Bairro Progresso, com os Bombeiros Militares sendo acionados. O fogo consumiu a vegetação rasteira de quase toda a área do terreno de 360 metros quadrados. A guarnição que se deslocou ao local extinguiu as chamas com uso de abafadores.
Ainda na quarta-feira, por volta das 14h57, houve um incêndio em um amontoado de folhas no telhado de uma creche, situada na Rua Áurea Muniz de Oliveira, Nº 175, Bairro Novo Tempo 2. Segundo a solicitante, pessoas subiram no telhado da creche e colocaram fogo no mesmo, porém não houve grandes danos, uma vez que as telhas eram de concreto. Além disso, foi constatado que a porta do berçário sofreu tentativa de arrombamento, ficando danificada.
Um terceiro sinistro ocorreu, na Av. 9 com a Rua 24, por volta das 17h. Atendendo a solicitação, os Bombeiros foram ao local e constataram que o fogo já havia consumido quase 500 metros quadrados de vegetação rasteira. O fogo foi debelado com o uso de abafadores.
Mais um incêndio, por volta das 18h30, dessa vez na Rua João Martins Andrade, Bairro Alvorada, o qual consumiu aproximadamente 1000m² de vegetação rasteira. Os Bombeiros foram ao local e debelaram as chamas com o uso de abafadores. Em todas estas 4 ocorrências, existe a suspeita de incêndios causados por ação humana, porém ninguém foi identificado como autor dos sinistros.
O período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndios são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para a formação e propagação de incêndios em vegetação.
Os Bombeiros Militares alertam que, provocar incêndios em matas, lixos e entulhos é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum da população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade. Em caso de urgência e emergência, ligue 193, este número salva vidas!! Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *