Boletim Epidemiológico da Covid 19 em Ituiutaba

O Boletim desta terça-feira (24) informa 22 novos casos da Covid 19 em Ituiutaba, com a realização de 7 testes de sorologia, 2 testes RT-PCR e 13 testes SWAB antígeno. Diante das estatísticas que vêm sendo apresentadas, há um aumento significativo nos casos.

O que parecia controlado, após as eleições aumentaram acima da média, e em especial na ala jovem. Durante praticamente duas semanas se registrou somente uma pessoa em leito de UTI, sendo esta pessoa da cidade de Centralina.

O que vem registrado neste último boletim, é um aumento e grande de pessoas internadas nos leitos de UTIs, sendo 4 pelo SUS, sendo 3 da cidade de Centralina, 1 de Capinópolis, e 2 em UTIs particulares sendo ambas de Ituiutaba. Ou seja, durante mais de 20 dias, este número foi mantido com um só paciente.

Mesmo que este número de 87 óbitos tenha sido mantido por mais de um mês, é certo que ainda nesta semana venha ter um acréscimo.

Visando dar uma dinâmica na ação de conscientizar à população de Ituiutaba e região, o secretário de Saúde de Ituiutaba, Willian Palis, foi enfático em dizer que pode sim a região estar entrando em uma segunda onda, e que pode até ser mais preocupante do que a primeira. Ao mesmo tempo ele alerta para que as pessoas se cuidem, mantendo as recomendações feita anteriormente, manter as mãos limpas utilizando água e sabão, utilizar álcool em gel, sendo que uma ação especial é manter o distanciamento quando houver grupos de pessoas, e que a máscara seja utilizada sempre como maior fonte de proteção.

Adicionando ao que foi falado pelo secretário, é importante destacar que uma forma de prevenir a forma mais grave da doença, é que aos primeiros sinais de sintomas da Covid 19, procure um órgão de saúde para o teste e começar a combater a doença.

Vale aqui uma observação. Em nossa postagem de segunda-feira (23) fomos questionados e até surpreendidos com uma afirmação que estaríamos dando informações sobre a Covid de forma atrasada quanto aos números aqui publicados. O que queremos informa é que só podemos repassar dados oriundos das informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Ituiutaba e consequentemente da Secretaria de Saúde do município. É importante salientar que não podemos cria números sobre a doença, já que não somos médicos, não fazemos parte do Comitê de Enfrentamento, sem contar que devemos ser o mais transparente possível em nossas postagens e informações juto à comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *