Ações de combate a incêndios na área urbana e rural de Ituiutaba causam prejuízos ao meio ambiente e à população   

Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas

Período seco e ações errôneas do ser humano, torna este período numa grande fonte de incêndios  

Apesar dos esforços do CBMMG em especial de Ituiutaba, um grande incêndio na Reserva do Capão da Lagoa no bairro Drumond, fogo este que estava a princípio na vegetação rasteira evoluiu para incêndio de copa, onde destruiu grande parte da vegetação.

“Infelizmente ano a ano lutamos com todas nossas forças contra os incêndios criminosos, mas a ação humana de forma negativa interfere diretamente no resultado do sinistro”, fala do comando do Corpo de Bombeiros que lutam diariamente com os focos de incêndios, e até arriscando suas próprias vidas.

Incêndio de grandes proporções no local conheci=do como Capão da Lagoa no Residencial Drummond

Incêndio de grandes proporções na área rural de Ituiutaba destrói pastagens, plantação de cana, cercas e reserva florestal

No feriado de Independência do Brasil, 7 de setembro de 2021, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Ituiutaba, foi acionado por volta das 12h30min para combater um grande incêndio na área rural da mesma, na região da Fazenda Córrego do Limão. Prontamente os militares se deslocaram para o endereço do ocorrido e trabalharam em conjunto com os brigadistas da Usina BP, que teve sua plantação atingida pelas chamas. Proprietários de terra, trabalhadores rurais e voluntários também colaboraram na luta para extinguir o fogo. Além da viatura do Corpo de Bombeiros foram utilizados 6 caminhões-pipa, 1 pá carregadeira, 5 tratores e o avião da usina citada. Segundo as testemunhas que se encontravam no local a queima descontrolada teve início na fiação da rede elétrica que estava em manutenção, no entanto não se sabe ao certo qual foi a origem do fogo. O incêndio na zona rural atingiu uma extensa área de pastagem, danificou cercas, plantação de cana e um pouco da reserva florestal, estima-se que a área destruída foi de aproximadamente 800 hectares. O Pelotão de Ituiutaba também atendeu várias outras ocorrências neste feriado das mais diversas naturezas, como captura de animais em risco, incêndio em lote vago/ área não protegida/ amontoado de lixo e salvamento de pessoas retidas em elevador. Foi realizado também um trabalho de prevenção em ponto-base na BR 365, Km 764 para feriados prolongados.

Com o período de estiagem que se encontra toda a região os incêndios têm sido causa de agravamento de várias doenças respiratórias em decorrência da grande quantidade de fumaça, por isso ao presenciar alguma pessoa colocando fogo em qualquer lugar ligue e denuncie através do número 181, para que em caso de incêndio criminoso o responsável seja punido. Em caso de emergência mantenha a calma e entre em contato com o número 193 solicitando atendimento.

CBMMG combate mais um grande incêndio em vegetação

Na manhã de segunda-feira (6) de setembro, na zona rural na região do bairro Jardim Sul 2, em frente à Rua Matão 250 foi atingida por um incêndio que atingiu 200.000 m2. O 2° Pelotão de Bombeiros Militar- Ituiutaba deslocou uma guarnição para efetuar o combate, mas as chamas estavam tão intensas, e o clima de vento forte e ar seco alimentaram tanto o fogo, que foi necessário chamar reforços do próprio Pelotão.

Após mais de 3 horas de atuação em terreno irregular, pontuado por vegetação fechada e muitos aclives que impossibilitavam o uso das mangueiras da viatura, os militares conseguiram controlar as chamas fazendo uso de sopradores, abafadores e bombas costais. Ainda não se conhecem as causas do incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *