ITUIUTABA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE QUE IRÁ RECEBER O ELICER 2022! 

Ituiutaba foi escolhida para sediar a primeira edição do Encontro Literário do Cerrado (ELICER) 2022. As atividades vão acontecer na Praça Cônego Ângelo, região central, entre os dias 2 e 7 de maio. A programação inclui conversa com escritores e escritoras, visitas às escolas, contação de histórias, cinema, apresentações culturais e Feira do Livro. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Com a presença da prefeita Leandra e de demais autoridades municipais, foi realizado nesta terça, 5, o lançamento oficial do Elicer, evento que envolve a participação da Prefeitura de Ituiutaba, bem como da Superintendência Regional de Ensino e demais parceiros.

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e do Desenvolvimento Econômico, concedeu apoio integral para a realização do evento, disponibilizando toda a estrutura e investimentos necessários para sediar o Elicer 2022. Entre segunda e sexta-feira, 2 e 6 maio, o evento ocorrerá das 8h às 21h. Já no sábado, 7 de maio, a programação será realizada das 8h às 18h.

É a primeira vez que o Encontro Literário do Cerrado amplia sua área geográfica, graças à parceria com o governo estadual e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MG). Em Ituiutaba, a Prefeitura – por meio das Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico e Turismo – oferece apoio integral ao projeto, assim como a Superintendência Regional de Ensino da cidade e região.

O Encontro Literário do Cerrado está em sua terceira edição. A primeira aconteceu em 2015 e a segunda em 2017, com organização da Pool Comunicação, do empresário Humberto Paes Leme. Ambas na cidade de Uberlândia. O encontro tem o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Nacional das Livrarias (ANL) e Câmara Mineira do Livro (CML).

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais confirmou em janeiro a liberação de 9,6 milhões em vales-livros, a serem distribuídos nas seis cidades onde haverá uma edição do Elicer: Campo Belo, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba. Em Ituiutaba, serão 11 mil unidades, sendo 10 mil para estudantes (no valor de R$ 50,00 cada) e mil para professores (R$ 100,00 cada) da rede estadual de ensino.

Programação

O tema do Elicer 2022 é “Quintais da Imaginação: uma viagem literária por Minas Gerais”. A curadoria é formada por dois autores conhecidos no mercado editorial: José Santos, responsável pela programação com autores estrangeiros que escrevem em português e Tiago de Melo Andrade, que cuida da agenda com escritores brasileiros. A jornalista e produtora cultural Adriana Sousa completa a equipe gestora do evento.

Um dos destaques da programação será a homenagem ao escritor Luiz Vilela, conhecido internacionalmente. Ele é morador de Ituiutaba e será homenageado dentro das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, em 5 de maio. Vilela é premiado no Brasil e no exterior, com seus contos que são considerados primores da literatura brasileira.

O Elicer 2022 já confirmou a participação de dez escritores e escritoras nacionais, com obras publicadas para o público infanto-juvenil. A programação contará com Cristino Wapichana, Fábio Mukanya Simões, Fernanda de Oliveira, Gabriela Romeu, Heloisa Pires Lima, Leo Cunha, Penélope Martins, Tiago de Melo Andrade, Tino Freitas e Volnei Canônica, que somam prêmios importantes em seus currículos e fazem parte das principais listas nacionais. Todos e todas estarão presentes nas seis cidades, com atividades no palco do evento e em escolas públicas.

O evento terá parte de sua programação de forma remota, com autores internacionais, que escrevem em língua portuguesa. Para a primeira edição, em Ituiutaba, estão confirmados Amosse Mucavele (Moçambique), Alexandre de Sousa (Portugal) e José Fernando André (Angola). Também remotamente, o Elicer contará com a participação de Selma Maria (São Paulo), Eloi Zanetti, Henrique Diana (Conceição do Mato Dentro) Mary e Eliardo Franca (Juiz de Fora) e José Santos (São Paulo).

Serão realizados ainda saraus, cafés com escritores, contação de histórias, apresentações musicais e teatrais com artistas locais e regionais, apresentação de curta metragens, sob curadoria da jornalista e documentarista Gabriela Romeu.

Há atividades previstas para a formação de professores e professoras, como oficinas, cursos e seminários voltados para a troca de experiências, atualizações pedagógicas e encontro com escritores, que ajudam a ampliar o repertório de quem ensina.

Expositores presentes em Ituiutaba

Expositores de todo o país estarão presentes em Ituiutaba, dentro da Feira do Livro que faz parte do evento. Professores e estudantes poderão escolher obras literárias de sua preferência e utilizar os vales livros para adquiri-los. Está confirmada a participação das seguintes editoras:

Livraria Turma da Mônica: 28 editoras integradasEditora Ciranda Cultural

Editora Escala

Livraria Escala

BBK Distribuidora de Livros: 33 editoras integradas

Distribuidora Book Outlet

Editora Saber

Distribuidora Promolivros

Livraria Círculo: 41 editoras integradas

Y. A. Books Distribuidora

Livraria Cooper Book: 27 editoras integradas

Editora Faro

Espaço Ziraldo

Distribuidora Boa Viagem

Espaço inovação tecnológico

Fonte: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.