Hemominas faz apelo para que pessoas doem sangue antes de viajar neste feriado

Com a proximidade de feriados, o comparecimento de doadores às unidades da Fundação Hemominas diminui, o que se reflete na baixa dos estoques de sangue em toda a rede. Por essa razão, a Fundação Hemominas faz um apelo para que a população, antes do feriado e de viajar, compareça aos hemocentros para fazer a doação.

“A Hemominas está com o estoque em nível crítico para o tipo sanguíneo O negativo, que está 51% abaixo do ideal. Chamamos a atenção também para o tipo O positivo, em nível de alerta – 20% abaixo do ideal”, alerta a assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.

Para receber os doadores voluntários, as unidades da Hemominas estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (14/4) e estarão fechadas na sexta-feira. No sábado (16/4), haverá atendimentos nas seguintes unidades: Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitscheck e Hemocentro de Juiz de Fora funcionam das 7h às 12h. O Hemocentro de Uberaba atende das 7h às 11h.
 


Para saber o endereço e horário de funcionamento de todas as unidades, acesse www.hemominas.mg.gov.br. Agende sua doação o quanto antes, diretamente no site ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.

Parcerias em favor da vida

Iniciativas espontâneas de diversos setores e instituições contribuem para que a solidariedade em forma de doação se espalhe e permita à Fundação Hemominas atender com segurança às demandas diárias por sangue advindas de hospitais, estabelecimentos de saúde e dos próprios pacientes assistidos em suas unidades.

A mais recente é a campanha anual de incentivo à doação de sangue proposta pelo Shopping Estação BH, em Venda Nova, para estimular os doadores a comparecerem à Unidade de Coleta da Fundação Hemominas que funciona naquele espaço. Para tanto, desde 1º de abril, o Shopping Estação BH está liberando estacionamento grátis para todos os candidatos à doação que lá comparecerem, e um “Dia D” totalmente dedicado à conscientização. 

De acordo com a gerente de marketing do Shopping Estação BH, Letícia Pinho, a liberação do estacionamento será concedida a todos os candidatos que apresentarem o comprovante de comparecimento emitido pela Hemominas. “Basta levar esse documento até o nosso SAC e pegar a cortesia do estacionamento, que será válida por até três horas”, explica.

Já o “Dia D”, que vai acontecer sempre na primeira quarta-feira de cada mês, será dedicado à conscientização, com ampla divulgação nos canais do shopping, e um trabalho especial nas datas mais importantes no calendário do doador. Este ano, a ação está prevista nos dias 6/4, 4/5, 14/6, 6/7, 3/8, 7/9, 5/10, 2/11 e 7/12.

“Em junho, por exemplo, teremos o Dia Mundial do Doador de Sangue, em novembro será a vez do Dia Nacional do Doador de Sangue, mas independentemente dessas celebrações, sempre é tempo de incentivar um gesto tão bonito e necessário”, declara.

A Hemominas do Shopping Estação BH está localizada no 4º piso, atrás dos cinemas, com acesso pelo elevador de serviço 3, próximo à entrada principal da Avenida Cristiano Machado. O horário de funcionamento para as doações é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30.

“O acesso dos doadores à unidade de coleta antes das 10h requer agendamento prévio, e a entrada não será liberada se os doadores não estiverem na lista de agendamentos do dia”, alerta Letícia.

Para doar sangue

– 
Conheça as condições e restrições para doação de sangue.

Entre os critérios básicos, destacam-se:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Ter entre 16 e 69 anos, lembrando que jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando uma autorização que está disponível no site;
  • A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
  • A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, tomar café normalmente; se à tarde, aguardar 3 horas após o almoço, evitando comidas gordurosas;
  • Se faz uso de algum medicamento ou fez algum procedimento de saúde recente, consultar as demais condições no site ou contatar a Hemominas para saber se há algum impedimento;
  • Estar bem descansado no momento da doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.