Semana Santa 2022: veja o que abre e fecha nas principais cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG

Os próximos dias serão marcados pelas celebrações católicas da Semana Santa. Oficialmente, apenas a Sexta-Feira da Paixão (15) é considerada feriado, mas alterações no funcionamento dos serviços públicos estão previstas também para a quinta-feira (14) em cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Para saber como será o funcionamento das repartições públicas, o g1 procurou as prefeituras das principais cidades das regiões. Veja abaixo o que abre e o que fecha em UberlândiaUberabaPatos de MinasAraguariItuiutabaParacatu e Araxá durante o período.

Vale ressaltar que o governo de Minas Gerais divulgou que não haverá atendimento nas farmácias estaduais na quinta (14) e na sexta-feira (15).

Uberlândia

De acordo com o calendário oficial do Município para 2022, a quinta-feira (14) será considerada ponto facultativo em Uberlândia, enquanto a sexta (15) é feriado. Confira abaixo como será o funcionamento dos serviços públicos nos dois dias na cidade:

Funcionamento de Uberlândia no Carnaval

ServiçosFuncionamento na quinta-feira (14)Funcionamento na sexta-feira (15)
Centro Administrativo MunicipalFechadoFechado
UAIsNormalNormal no pronto atendimento
UBS, UBSF e ambulatórios das UAIsNormalFechados
Transporte coletivoHorário normalHorário de domingo
Coleta de lixo e coleta seletivaNormalNão haverá
DmaePlantão pelo número 115Plantão pelo número 115
Defesa CivilPlantão pelo número 199 e 193Plantão pelo número 199 e 193
ProconFechadoFechado
SineFechadoFechado
Feiras livresNormalNormal (a depender da presença dos comerciantes)
Parque do SabiáAberto de 5h às 22h (com entrada até 19h e ciclismo noturno após 20h)Fechado
Parque SiquierolliAberto das 8h às 17h30Aberto de 8h às 17h30
Parque GáveaAberto de 8h às 18hAberto de 8h às 18h
Parque Santa LuziaAberto de 8h às 17hAberto de 8h às 17h
ZoológicoAberto de 8h às 17h (com entrada até as 16h)Fechado
Poliesportivos da FutelAbertos das 6h às 21hFechados
Arquivo PúblicoFechadoFechado
Casa da CulturaFechadaFechada
Museu MunicipalFechadoFechado
Biblioteca MunicipalFechadoFechado
Mercado Municipal – lojasAbertas de 8h às 18hFechadas
Mercado Municipal – bares e restaurantesAbertos de 11h às 23hAbertos de 11h às 23h
Anexo da AgropecuáriaFechadoFechado

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Os horários de cada linha do transporte coletivo durante os pontos facultativos podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Center Shopping e o Uberlândia Shopping funcionarão em horário de feriado na sexta-feira (15). Nos dois centros comerciais, as lojas abrirão de 14h às 20h.

O Hemocentro da cidade informou que funcionará das 7h às 12h na quinta-feira. Já na sexta-feira e no sábado, o local não receberá os doadores. Os interessados na doação precisam fazer agendamento pelo site.

Uberaba

As repartições públicas municipais, incluindo autarquias e fundações, estarão fechadas no dia 15.

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que a coleta de lixo ocorrerá de forma normal no feriado de sexta-feira. As equipes seguirão o cronograma habitual e orientam que a população coloque o lixo para fora de casa apenas nos dias e horários em que ocorre a coleta naquela localidade.

Já as unidades administrativas da Codau não funcionarão na sexta. O expediente será retomado na segunda-feira (18). Os serviços emergenciais das redes de água e esgoto permanecem em funcionamento, em sistema de plantão, pelo número 115.

Os parques das Barrigudas e do Mirante, localizados na Univerdecidade, estarão abertos todos os dias, inclusive no feriado. O Parque das Barrigudas funciona das 8h às 18h, e o Parque do Mirante das 7h às 20h, na quinta, e das 7h às 22h, na sexta e no fim de semana.

Mata do Ipê funciona de terça a domingo, das 7h às 16h, incluindo finais de semana e feriados. O Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Igreja Santa Rita, estará fechado no dia 15 e retornará às atividades no dia 18 de abril. Já o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma e revitalização.

Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes e o Parque das Acácias (Piscinão) abrem em horários especiais na Sexta-feira da Paixão, ambos somente para caminhada, corrida e atividades esportivas nas quadras. O Complexo Esportivo funciona das 7h às 18h e o Piscinão, das 6h às 18h. Já a Arena Funel permanece fechada durante o feriado e reabre no dia 18.

Na Sexta-feira da Paixão, a frota de ônibus circula no mesmo horário de domingo. Os itinerários podem ser consultados aqui ou aplicativo BuSu.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) funcionam 24 horas ininterruptamente.

Central de Ambulâncias irá operar no transporte de pacientes pré-agendados. A Viatura da Central de Ambulâncias estará de plantão no Samu para altas hospitalares, das 8h às 17h, com pedido de transporte feito pelo número 192.

As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na sexta, dia 15, sábado (16) e no domingo (17), retomando os atendimentos na segunda-feira (18).

Farmácia Central estará fechada no dia 15. Abrirá a Farmácia Básica no dia 16, das 7h às 19h, e estará fechada no dia 17. A Farmácia Básica da UPA São Benedito funcionará nos dias 15, 16 e 17, das 10h às 18h.

Farmácia da URS São Cristóvão-Cecovid funcionará nos dias 15 e 16, das 7h às 16h, e no dia 17, das 7h às 11h. As demais farmácias básicas estarão fechadas do dia 15 ao dia 17, retornando os atendimentos na segunda-feira (18).

Unidade Cecovid na URS São Cristóvão atende na sexta-feira (15), das 7h às 16h; no sábado (16), das 7h às 16h; e no domingo (17), das 7h às 11h.

A Secretaria do Agronegócio explicou que as feiras livres e o Mercado Municipal terão funcionamento específico. As feiras livres terão expediente específico para a data, com o já habitual Feirão do Peixe na avenida Prudente de Morais, das 7h às 12h.

Já as feiras da Rua Gonçalves Dias, no Fabrício, e Avenida Argemiro Coelho da Silva, no Volta Grande, que integram a programação semanal às sextas, não irão funcionar neste 15 de abril. No sábado, 16, as feiras livres retomam a normalidade.

No Mercado Municipal, o dia da Paixão também será respeitado por permissionários, exceto os do setor de peixaria. As bancas de peixes abrem das 7h às 12h, sendo os acessos pelas portarias da Avenida Leopoldino de Oliveira e a de frente à UFTM. No sábado, o Mercadão retoma expediente normal das 7h às 18h.

Na Sexta-Feira Santa, a Ceasa de Uberaba não funcionará. Porém, no sábado (16), os boxes estarão abertos. Além disso, está programada para acontecer a 2ª edição da Feira do Produtor, que começará às 8h e se estenderá até às 12h.

Hemocentro em Uberaba funcionará das 7h às 11h30, na quinta-feira, e das 7 às 11h, no sábado. Com isso, o centro estará fechado para doadores apenas na sexta-feira.

Araguari

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Araguari informou que foi decretado ponto facultativo na cidade na quinta-feira (14). Os serviços essenciais e de interesse público funcionarão normalmente, como a Secretaria de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Superintendência de Água e Esgoto e cemitérios.

Já a coleta de lixo não será realizada na sexta-feira (15). Nos demais dias o serviço ocorre normalmente.

Ituiutaba

A Prefeitura de Ituiutaba decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, a partir das 12h. Nessa data e na sexta, serão mantidos os serviços essenciais de atendimento à população, como os de Emergência em Saúde, limpeza urbana, entre outros. O Hemonúcleo de Ituiutaba só abrirá na quinta-feira, das 7h às 11h.

Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas informou que os dias 14 e 15 serão, respectivamente, ponto facultativo e feriado na cidade. O expediente nas repartições públicas retorna na segunda-feira (18), no horário padrão de cada secretaria.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionam normalmente. Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) ficam fechadas e, portanto, não haverá vacinação.

A coleta de lixo será suspensa somente na sexta-feira. O Parque do Mocambo abre na quinta-feira das 6h às 21h; na sexta-feira, o funcionamento é até 19h.

O Cemitério Santa Cruz abre todos os dias para visitação, das 6h às 18h. Já o atendimento no escritório ocorrerá em regime de plantão.

Araxá

Em Araxá, os serviços essenciais, como coleta de lixo, limpeza urbana e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas funcionarão normalmente ao longo do feriado. Nas demais repartições, quinta-feira será ponto facultativo e não haverá atividade.

A exceção é a Secretaria Municipal de Saúde, que continuará com a vacinação contra a Covid-19 na quinta.

Paracatu

Em Paracatu, um decreto publicado pelo Município definiu que a quinta-feira será considerada ponto facultativo na cidade. Com isso, os serviços da Administração Pública ficarão fechados nesse dia e na sexta-feira. A exceção são as atividades ligadas às áreas de Saúde e de Vigilância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.