Twitter se pronuncia sobre denúncias falsas relatadas por usuários

Recentemente, diversos usuários do Twitter afirmaram que estavam recebendo notificações sobre denúncias feitas na rede social. Porém, os usuários diziam que nunca fizeram estas denúncias, o que torna as notificações um tanto quanto suspeitas.  

A rede social se pronunciou nesta terça-feira (29), alegando que não existe problema algum, mas que usuários estavam explorando a ferramenta de denúncia, fazendo as acusações em nome de contas que não são suas. 

De acordo com o perfil oficial Twitter Seguro, a denúncia feita por terceiros é permitida para que as pessoas possam “fazer denúncias em nome de outros. Isso existe para permitir a denúncia de Tweets ou contas quando as pessoas afetadas estão impossibilitadas por algum motivo – seja por estarem sem acesso à sua conta ou por não se sentirem confortáveis em denunciar, por exemplo”.  

“Contas ou Tweets não sofrem qualquer tipo de ação – como suspensão ou remoção – apenas por terem sido denunciados. Também não importa o número de denúncias ou quem as fez. Só tomamos medidas quando constatamos, após análise interna, que de fato houve violação às nossas regras”, explicou a rede social. 

A plataforma lamentou o uso indiscrimado da ferramenta de denúncia. “Lamentamos o uso mal intencionado que tem sido feito dessa ferramenta que permite denúncias por terceiros, recurso que existe para possibilitar um trabalho colaborativo, junto com a nossa comunidade, para ajudar a preservar a segurança das pessoas no Twitter”, escreveu.

Apesar da justificativa, muitos usuários desaprovam a explicação do Twitter e a forma como a ferramenta de denúncias funciona. “O MÍNIMO que vocês poderiam fazer é informar a pessoa que foi feito uma denuncia em nome dela, caso ela não negasse que foi autora da denúncia dentro de um prazo determinado, a denúncia seguiria. Assim evitaria denúncias desautorizadas e manteria o propósito inicial da ferramenta”, escreveu um. 

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