Primeiro fim de semana de abril no Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG deve ter céu nublado e pancadas de chuva

A previsão do tempo indica céu parcialmente nublado e chance de pancadas de chuva para o 1º final de semana de abril na maioria das cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), estão previstas tempestades não severas entre sexta-feira (1º) e domingo (3) nas 3 regiões.

O órgão também salienta a chance de acumulados significativos de chuva no Triângulo Mineiro para esta sexta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas que vale até sábado (2). Veja detalhes mais abaixo.

A climatologista Alcione Wagner explicou que uma frente fria se desloca do Sul para o Sudeste, o que contribui para o aumento da umidade.

“Entre a sexta-feira e o domingo tem a possibilidade de pancadas de chuva isoladas que podem ser intensas com rajadas de vento e raios , nebulosidade. O fenômeno também deve amenizar as temperaturas máximas que devem permanecer próximas aos 30ºC”, explicou.

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a previsão é que essa frente fria comece a se dissipar a partir de segunda-feira (4).

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta-feira prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evite usar aparelhos elétricos ligados à tomada.

O aviso está previsto para ser encerrado às 11h de sábado (2), podendo ou não, ser estendido pelo instituto. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Dia a dia

  • Sexta-feira (1°): céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16ºC e 32ºC.
  • Sábado (2): céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 14ºC e 33ºC.
  • Domingo (3): céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16ºC e 33ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.