Crianças menores de 5 anos já podem receber a vacina contra o sarampo em Uberaba

Começou na quarta-feira (6) em Uberaba a vacinação contra o sarampo para o público infantil. A medida segue nota técnica do Estado de Minas Gerais, que antecipou o início da aplicação deste grupo junto ao público de trabalhadores de saúde. Até então, esta etapa estava marcada para iniciar no dia 2 de maio.

A Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022 começou nesta semana em todo o país. Em Uberaba, as crianças de seis meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), podem se vacinar em qualquer Unidade de Saúde até o dia 3 de junho.

As doses de rotina da vacina tríplice viral (D1 e D2) que coincidirem com o período da campanha contra o sarampo deverão ser reagendadas para 30 dias após a vacinação.

Outra orientação divulgada pela Prefeitura de Uberaba é a necessidade de, mesmo que a criança já tenha tomado a vacina contra o sarampo, também seja vacinada com a dose da campanha.

Importância da vacinação

A referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, explicou que a vacinação contra o sarampo possibilita interromper a circulação do vírus, o que reduz a carga da doença, protegendo a população.

“Além de que, com a vacinação, temos uma diminuição da sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo”, pontuou.

O sarampo é uma doença exantemática infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, em especial, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, através de secreções respiratórias, no período de seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após.

A meta é vacinar 12,3 milhões de crianças no Brasil todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.